segunda-feira, 28 de maio de 2007

Havaí: telescópio gigante opera em cume de vulcão

Um gigante telescópio de US$ 100 milhões, instalado no cume do vulcão Mauna Kea, no Havaí, está sendo usado para estudar as estrelas. O aparelho - que tem oito andares - está ligado a uma câmera digital, que transforma as imagens em fotografias, analisadas por computador. O trabalho de observação envolve apenas novas tecnologias, sem a presença humana direta.

"Uma parte romântica da astronomia foi embora", disse Geoff Marcy, professor de astronomia da Universidade da Califórnia. Seus métodos de observação demonstram ser muito mais eficientes do que os utilizados no passado. "Analisamos cerca de 85 estrelas hoje", complementou.

Segundo o cientista, o trabalho começa por volta das 18h e vai até as 4h30 do dia seguinte. "Nós nunca paramos e nunca fazemos intervalo. O maior telescópio do mundo é tão precioso que não queremos desperdiçar um só segundo", afirmou Marcy.

Pelo computador, o astrônomo comanda a direção para a qual o telescópio deve ficar apontado. O aparelho detecta a luz das estrelas e as envia para um espectômetro, que, como se fosse um prisma, separa a luz em vários comprimentos de onda coloridos.

"A imagem segue para uma câmera digital, o espectro é gravado, e eu mando o material para a Universidade da Califórnia para obter todos os dados", disse o cientista. Usando esse método, Marcy descobriu 28 novos planetas orbitando outras estrelas no último ano. O telescópio também é responsável pelo descobrimento de dois terços dos 236 exoplanetas conhecidos.

Reuters

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1649590-EI301,00.html

Nenhum comentário: