sábado, 16 de junho de 2007

Baú com milhares de pérolas é achado em navio naufragado no mar da Flórida

O pequeno baú de chumbo encontrado no mar de Key West, no extremo sul da Flórida, entre os restos de uma pequena embarcação espanhola do século XVII, contém milhares de pérolas, informou hoje o jornal "The Miami Herald".

Trata-se de uma "impressionante coleção de pérolas marinhas, provavelmente originárias de uma zona próxima à ilha venezuelana de Margarita" e que "podem valer centenas de milhares de dólares", disse James Sinclair, arqueólogo da fundação Tesouros de Mel Fisher.

A caixa faz parte do tesouro da goleta "Santa Margarita", avaliado em US$ 1 milhão e composto por cerca de mil artefatos, entre correntes, barras e anéis de ouro.

Os objetos preciosos foram tirados do mar por mergulhadores especializados da Blue Waters Venture, uma companhia associada à fundação Mel Fisher especializada em caçar tesouros.

A embarcação espanhola da qual foi retirado o valioso tesouro afundou em setembro de 1622, quando tentava retornar à Espanha, devido a um furacão.

A goleta pertencia à frota da embarcação Nossa Senhora de Atocha, que também naufragou no litoral da Flórida com um tesouro de US$ 400 milhões, descoberto em 1985 por Mel Fisher.

Sinclair disse que encontrar as pérolas foi uma surpresa, já que elas "normalmente não resistem muito bem aos efeitos do mar". Ainda segundo ele, uma vez que perdem a proteção das conchas, as pérolas "tendem a se deteriorar muito rapidamente".

Aparentemente o revestimento da caixa e o lodo que se formou em seu interior preservaram as jóias, que estão em "estado perfeito" e que continuam brilhantes.

Os mergulhadores da equipe de resgate da Blue Water Ventures descobriram o baú no domingo passado.

Entre outras peças extraídas do fundo do mar, estão oito correntes de ouro, 11 objetos ornamentados, sete anéis e uma barra de ouro, assim como moedas de prata.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/

Nenhum comentário: