domingo, 8 de julho de 2007

O mundo já tem sete novas maravilhas

O Cristo Redentor foi proclamado uma das novas Sete Maravilhas do mundo, anunciadas na noite deste sábado em Lisboa como resultado de uma votação da qual participaram quase 100 milhões de pessoas.

Juntam-se ao Cristo na nova lista
- A grande Muralha da China
- O mausoléu de Taj Mahal na Índia
- O Coliseu de Roma
- As ruínas de Machu Pichu no Peru
- A antiga cidade maia de Chichen-Itza no México
- A cidade arqueológica de Petra na Jordânia.

As pirâmides egípcias de Gizé, única maravilha antiga a ter sobrevivido aos anos, foram declaradas "hors concours" e já eram "maravilha do mundo de honra".

Os internautas puderam votar a partir de janeiro em seus sete monumentos preferidos entre as 21 opções.

No México, milhares de pessoas festejaram a declaração de Chichen Itza como uma das novas sete Maravilhas do Mundo com gritos de felicidade, bandeiras mexicanas, danças e cantos da cultura maia. A boa notícia foi dada à multidão pela primeira-dama do estado de Yucatán, Silvia Cicero.

As sete novas Maravilhas do Mundo foram reveladas na noite deste sábado no estádio da Luz em Lisboa, em cerimônia transmitida a mais de 100 países. A superprodução teve a audiência estimada em 1,6 bilhão de espectadores.

"É a primeira vez na história que todos os cidadãos do mundo puderam votar e decidir", comemorou o português Diogo Freitas do Amaral, presidente da Comissão de Honra do evento.

Antes da divulgação dos resultados da votação, os mais de 40.000 espectadores do estádio assistiram a um show de Jennifer López.

A iniciativa de origem privada, lançada pelo aventureiro e cineasta suíço Bernard Weber, não é apoiada pela Unesco. O objetivo da votação é completar a lista das Sete Maravilhas da Antiguidade designadas por volta de 200 a.C: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnassus, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus em Olímpia e as pirâmides de Gizé no Egito.

Fonte: Yahoo news

Nenhum comentário: